Como cuidar das unhas do recém-nascido?
Cuidar das unhas do recém-nascido
É por este motivo que muitos pais caem na tentação de as cortar logo após o nascimento, o que habitualmente corre mal...
✋Por isso não o faça por favor!
Nas primeiras semanas as unhas apesar de grandes são muito moles, finas e estão adjacentes à pele do dedo, é quase impossível cortá-las sem cortar essa união o que provoca lesão e dor.
São também bastante quebradiças sendo que “antigamente” dizia-se às mães para roerem as unhas do bebé. ✋Mais uma coisa que não deve fazer, pois pode infetar a pele do dedo com bactérias que existem na boca.
Conselhos para as primeiras semanas
Não cortar as unhas do recém-nascido, mas sim limá-las caso seja necessário! Com uma lima de cartão própria para o bebé, semelhante às de adulto, mas a lixa é mais suave e de tamanho mais pequeno pois os dedos do bebé são bem pequeninos.
Há quem coloque luvas no bebé para ele não se arranhar, mas a meu ver não é a melhor solução, uma vez que inibe o sentido do tato, tão importante para o autoconhecimento e conhecimento do mundo que o rodeia.
Como limar as unhas do bebé?
Bem é uma técnica que requer alguma paciência nas primeiras vezes, pois é algo demorada, mas com a prática torna-se mais fácil. Deve aproveitar um momento em que o bebé esteja calminho (depois de comer ou de tomar banho por exemplo) ou que esteja mesmo a dormir para facilitar todo o processo.
✅Começar por segurar no dedo do bebé entre os seus dedos indicador e polegar
✅Com o polegar retrair a pele da polpa do dedo para ver melhor a zona a limar e não correr o risco de limar a pele também
✅Passar suavemente com a lima em movimentos de vai e vem ao longo da unha
✅Passar o dedo na unha do bebé para perceber se precisa limar mais ou se já está macia o suficiente
✅Este procedimento é feito em todos os dedos cuja unha precise ser limada.
Até quando limar as unhas ao bebé?
Durante as primeiras semanas a 1 mês as unhas devem ser só limadas, a partir daí a unha vai ficando mais rija podendo já ser cortada, embora possa sempre ser também limada se necessário.
Como cortar as unhas?
A técnica para cortar as unhas é idêntica à de limar, deve haver sempre o cuidado de proteger a polpa do dedo retraindo-a para não cortar mais do que a unha. Para o fazer dou preferência às tesouras próprias para bebé (com bicos redondos e lâminas curvas), os corta-unhas, mesmo os de bebé, não têm tanta precisão e proteção contra cortes acidentais.
As unhas dos pés, mais cedo ou mais tarde também vão ter que ser cortadas, embora com menos frequência do que as das mãos pois crescem mais lentamente.
📌Ter atenção de cortar a unha a direito sem cortar demasiado os cantos, para evitar que encravem.
Em alguns casos, não se consegue encontrar uma altura ideal para realizar estes cuidados... ou porque o bebé acorda assim que começamos a fazê-lo, ou porque fica impaciente e a mexer-se muito quando o fazemos com ele acordado.
👌Nessas situações procure fazê-lo com ajuda de alguém, enquanto um distrai o bebé o outro faz o procedimento.
De uma Mãe e Enfermeira Parteira para quem precisar...💗
Comentários
Enviar um comentário