IA sabe o que é?

 IA (Índice de Apgar)

Os primeiros minutos após o nascimento de um bebé são de extrema importância na sua vida extrauterina. O Índice de Apgar ou Escala de Apgar é um teste que avalia a sua adaptação à vida extrauterina e é realizado a nível mundial pelo profissional de saúde que presta os primeiros cuidados ao recém-nascido.

Foi criado em 1952, pela Dra. Virgínia Apgar, médica norte americana que se especializou em obstetrícia e anestesiologia, e que foi responsável pelo que viria a ser a neonatologia hoje em dia.

O próprio nome do teste (APGAR) é um acrónimo que significa: Appearance (Aparência), Pulse (Pulso), Grimace (Gesticulação), Activity (Actividade), Respiration (Respiração). Consiste, portanto, na avaliação destes 5 parâmetros objetivos do recém-nascido.

Como é feita a classificação? 

Esta avaliação é feita ao 1.º e 5.º minuto após o nascimento e se necessário também ao 10.º minuto. A classificação atribuída permite avaliar a necessidade de intervenção profissional no sentido de ajudar o bebé na adaptação ao novo meio ambiente.

A cada parâmetro é atribuída uma pontuação de 0 a 2 de acordo com a observação clínica, conforme a seguir indicado:

Coloração da pele: todo arroxeado ou pálido (0), mãos ou pés arroxeados (1) ou todo rosado (2)

Frequência cardíaca: não detetável (0), inferior a 100 btm/min (1) ou superior a 100 btm/min (2)

Irritabilidade reflexa: não responde a estímulos (0), algum movimento presente quando estimulado (1) ou boa resposta com choro vigoroso (2)

Tónus muscular: nenhuma ou pouca atividade (0), alguns movimentos das extremidades (1) ou muita atividade (2)

Respiração: ausente (0), fraca/irregular (1) ou forte/regular (2)

A classificação final resulta da soma das pontuações atribuídas a todos os parâmetros que poderá ir de 0 a 10, sendo que 10 é a pontuação máxima que corresponde a uma adaptação excelente do recém-nascido.

O Índice de Apgar avaliado é registado no processo clínico e no Boletim Individual de Saúde Infantil e Juvenil do bebé, o que permite identificar sempre que necessário as condições de nascimento da criança.

O que significa o resultado?

Um resultado igual ou superior a 7 ao 1.º minuto de vida geralmente indica normalidade, de 4 a 6 é um resultado baixo com necessidade de alguma intervenção e inferior ou igual a 3 é crítico com necessidade de intervenção imediata. Ao 5.º minuto de vida é esperado que o resultado seja superior ao anterior, o que nos indica uma evolução positiva da adaptação do bebé.

Os resultados do Índice de Apgar não avaliam nem fazem prever problemas de saúde ou condições futuras da criança, mas sim necessidade de intervenção imediata.

De uma Mãe e Enfermeira Parteira para quem precisar...💗


Comentários