Devo usar cinta no pós-parto?
Atualmente ainda é um tema polémico e controverso...
No entanto, as evidências científicas dizem-nos que o uso de cinta no pós-parto não ajuda na involução uterina (retorno do útero ao estado anterior à gravidez), nem na recuperação da musculatura esquelética, abdominal e pélvica podendo ser até prejudicial se utilizada permanentemente e por longos períodos, contribuindo para a redução das fibras musculares, o que favorece a flacidez. 👀
E isso é coisa que nós não queremos não é verdade? 👎
Desengane-se se pensa que ao usar cinta depois do parto a "barriga" vai ao lugar mais depressa. O que efetivamente acontece é que ao colocar cinta a barriga fica visualmente disfarçada, mas na realidade ao tirá-la ela voltará a estar lá. Essa "barriga" é normal...acabou de ter um bebé!💥 O que levou 9 meses a esticar e distender vai levar o seu tempo a recuperar e a retornar ao seu estado anterior, normalmente demora vários meses...💖
👉 Então o que é recomendado?
É recomendada a mobilização dos músculos abdominais de forma livre (sem aperto de cintas) durante as atividades do dia a dia. Tentando manter uma postura correta e ativando a musculatura abdominal de forma consciente. Se necessário, procure apoio e acompanhamento profissional de Fisioterapia para uma melhor recuperação.
👉 Ainda em relação à cinta
Em algumas situações pontuais, poderá ser recomendado o uso da cinta. Situações como grande desconforto/dor abdominal frequente em quem é submetida a cesariana, ou grande instabilidade lombar com lombalgias intensas provocadas pela fragilidade abdominal. Nestas situações, a função da cinta é apenas de promover conforto e deve ser usada por um período transitório, enquanto permanecer o desconforto/dor. Estas situações devem ser avaliadas caso a caso e em conjunto com um profissional de saúde. No caso de ser indicado o seu uso, aguarde o restabelecer do funcionamento do intestino após o parto e coloque a cinta sem grande aperto, apenas a aconchegar, na zona abaixo do umbigo.
👉 O que fazer para a dita "barriga" ir ao lugar?
Se está descontente com a sua forma depois do parto, o que realmente pode ajudar na recuperação muscular (além de amamentar que está provado que ajuda a recuperar o peso e a forma e de uma alimentação saudável e adequada) é praticar exercício físico. Claro que não pode ser imediatamente a seguir ao parto! Depende do tipo de parto, segundo o American College of Obstetricions and Gynecologists (ACOG) em situação dita normal pode ser iniciado 2 semanas após parto vaginal e 6 semanas após cesariana. Depende também da recuperação individual de cada mulher que nem sempre cumpre estes timings apresentados, da modalidade que pretende praticar e da reorganização familiar.
Como nem todos os exercícios são adequados para a recuperação pós-parto e alguns podem mesmo ser contraindicados em certas situações, quando decidir iniciar a prática de exercício o ideal seria ser avaliada por um profissional especializado na área e realizar um plano de treino personalizado.
De uma Mãe e Enfermeira Parteira para quem precisar...💗
Comentários
Enviar um comentário