Como cuidar da pele na gravidez?
Cuidar da pele na gravidez
O que esperar ao nível da pele
Durante a gravidez podem surgir uma série de alterações ditas fisiológicas ou "normais", não quer isto dizer que todas as grávidas as vivenciem. Cada gravidez é única e as suas manifestações também. No entanto, as evidências referem que estas alterações são extremamente frequentes e cerca de 90% das grávidas manifestam alguma delas ao longo da gravidez.
Assim, pode surgir:
👉Hiperpigmentação: ocorre maior produção de melanina e a sua acumulação em certas zonas do corpo, provocando o aparecimento de manchas escuras. Muito habitual nas aréolas mamárias, mamilos, axilas, genitais e ao longo da barriga formando uma linha escura que atravessa a barriga na vertical. Estas alterações costumam regredir na sua totalidade algum tempo depois do parto.
Podem também surgir manchas de hiperpigmentação na face, chamadas de cloasma ou "pano" da gravidez. Estas manchas de cor acastanhada e contornos irregulares podem surgir principalmente na testa, bochechas, nariz e queixo. Ao contrário das anteriores, estas podem não desaparecer totalmente depois do parto.
👉Estrias: bem conhecidas e muito associadas à gravidez. Resultam da rutura das fibras de colagénio e elastina da pele, surgindo marcas em forma de linha no local onde a pele cedeu. Provocadas por vários fatores aliados a um estiramento da pele para além do seu limite. Na gravidez podem surgir nas zonas em que há maior tensão sobre a pele, nomeadamente no abdómen, mamas, nádegas e coxas. As estrias recentes têm uma cor avermelhada e vão aclarando com o passar do tempo. Após o parto podem suavizar e tornar-se menos visíveis mas não desaparecem na sua totalidade.
👉Celulite: na gravidez pode ocorrer mais acumulação de celulite devido a fatores hormonais, circulatórios e de aumento de peso. O recurso a tratamentos anti-celulíticos durante a gravidez é limitado, por isso o segredo é a prevenção. No entanto, esta condição parece melhorar substancialmente após o parto desde que haja uma boa recuperação física e não existam grandes fatores pessoais que predisponham a mulher à presença de celulite.
👉Cabelo e pelos: na maior parte dos casos ocorre menos queda de cabelo tornando-se mais farto e volumoso, os pelos no geral crescem mais e mais rápido e surgem pelos em zonas menos habituais. Esta última situação chamada de hirsutismo é provocada pelas alterações hormonais típicas da gravidez e é temporária, regressando à normalidade algum tempo após o parto.
👉Acne: as glândulas sebáceas podem alterar-se aumentando a sua atividade. Isto pode provocar mais produção de sebo, obstrução dos poros e consequente aparecimento de acne. No entanto não é regra geral, em alguns casos a condição da pele até melhora e não surge aumento de oleosidade.
Que cuidados ter
Para prevenir o aparecimento ou agravamento de algumas destas alterações cutâneas e manter a pele saudável e cuidada é imprescindível ter alguns cuidados básicos desde o início da gravidez.
👍Muita água: ingerir muita água, cerca de 2 a 3 litros de água por dia. Importante para manter a hidratação e elasticidade da pele, ajudar na drenagem de fluidos e eliminação de toxinas.
👍Hidratar a pele: desde o início da gravidez deve aplicar cremes ou óleos hidratantes adequados à gravidez e à base de produtos naturais. Aplicar 1 a 2 vezes por dia em todo o corpo com movimentos circulares. Nas zonas que sofrem maior distensão (mamas, abdómen, coxas, nádegas) aplicar também creme anti-estrias diariamente. Quanto ao rosto dependerá de como a pele reagir. A higiene deve ser regular e deve utilizar produtos adequados ao tipo/estado da pele que tiver no momento, de manhã e à noite.
👍Proteção solar: para prevenir o aparecimento de manchas indesejáveis que podem ser agravadas pela exposição solar, deve proteger-se do sol e evitar a exposição solar excessiva. A barreira física é um bom recurso, utilizando roupa, chapéu e óculos de sol, juntamente com o uso de protetor solar de fator elevado (50+) nas áreas expostas. O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias de pouco sol, pois a exposição à claridade do dia é suficiente para potenciar o aparecimento de manchas na face. Aplique nas zonas mais expostas como o rosto, pescoço, decote e mãos, após a higiene facial e o creme diário.
👍Atividade física: a prática de atividade ou exercício físico adequado ao estado de gravidez é uma medida eficaz para promover um aumento de peso gradual e equilibrado e melhorar a parte circulatória. Desde que não haja contraindicação médica por alguma situação relacionada com a gravidez pode manter-se ativa durante a gravidez.
👍Alimentação saudável e adequada: uma alimentação equilibrada e sem excessos confere nutrientes à nossa pele tornando-a mais saudável e resistente, por outro lado o aumento de peso é mais controlado.
A maior parte das alterações referidas são fisiológicas e regridem espontaneamente após o parto, pelo que não é recomendado o recurso a tratamentos específicos durante a gravidez, além das medidas de prevenção apresentadas. No entanto, no decorrer da gravidez podem surgir alterações que não são consideradas normais e que devem ser valorizadas podendo necessitar de tratamento.
Assim, caso tenha patologias de pele anteriores à gravidez ou se surgirem alterações diferentes das descritas procure observação e aconselhamento do médico Dermatologista.
De uma Mãe e Enfermeira Parteira para quem precisar...💗
Comentários
Enviar um comentário