DPP sabe o que é?

DPP...


Se está grávida certamente já viu esta sigla em algum local... em ecografias, no Boletim de Saúde da Grávida ou em alguma declaração da gravidez.

Sabe o que significa?

As letras significam Data Provável do Parto. Não quer dizer que será precisamente nesse dia que o seu bebé vai nascer, aliás até é pouco provável que isso aconteça, já que apenas 4% dos bebés nascem nas suas datas prováveis de parto.

Esta data define aproximadamente quando a gravidez atinge as 40 semanas de gestação e serve apenas de orientação.

De facto os bebés nascem quando têm que nascer, o que pode acontecer antes das 40 semanas ou até depois. 

Como chegamos a esta data?

Não é grande mistério... o ponto de partida é a data da última menstruação (DUM), ou seja, o dia em que começou a última menstruação, que corresponde ao 1.º dia do ciclo menstrual. A partir desta data são adicionados 280 dias (aproximadamente 40 semanas). 

Se não tivermos à mão uma aplicação que faça esta conta por nós pode tornar-se difícil, por isso pode recorrer-se à conhecida "rodinha" da gravidez (gestograma) 

ou aplicar uma fórmula de cálculo própria - Regra de Naegele:

👉Adicione 7 dias ao 1.º dia da última menstruação

👉Subtraia 3 meses ao dígito do mês

👉Adicione 1 ano ao dígito do ano


Exemplos práticos:

DUM - 20/4/2021 

(20+7) / (4-3) / (2021+1) = DPP - 27/1/2022 👌


DUM - 30/8/2020

(30+7=37, como o mês de agosto tem 31 dias subtrai-se 31, assim 37-31=6)  / 8-3=5 / 2020+1DPP - 6/5/2021 👌


Se não tem conhecimento de quando ocorreu a última menstruação, esta data terá que ser determinada através de ecografia e avaliação do crescimento fetal, idealmente no primeiro trimestre de gravidez.

De qualquer forma, mesmo com uma data provável de parto calculada com base na data da última menstruação, pode ocorrer uma correção desta data após realizar a ecografia do 1.º trimestre. Assim, passa a ter uma DPP corrigida pela ecografia.

De uma Mãe e Enfermeira parteira para quem precisar! 💗


Comentários