Dia da Mãe
Ser Mãe...
Hoje comemora-se o Dia da Mãe em vários países: Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe. Outros países comemoram no segundo domingo de Maio (África do Sul, Bélgica, Brasil, Chile, Austrália, Grécia, Alemanha, Dinamarca, Cuba, Japão, Itália, Suiça, Turquia, EUA, Finlândia...) outros no ultimo domingo de Maio (Suécia, França), outros noutra data e mês do ano (Noruega, Índia, Argentina, Bielorrússia...)
A ideia de dedicar um dia às mães nasceu originalmente nos EUA, mas neste momento é universal e transversal a todas as culturas, religiões e países.
Como o próprio nome indica esta comemoração homenageia a figura familiar materna e a maternidade e é a oportunidade ideal para reconhecer e enaltecer todo o carinho e dedicação que as mães oferecem aos seus filhos diariamente, durante todos os dias para o resto das suas vidas.
De facto, ser mãe é um desafio imenso, ainda mais nos tempos em que vivemos!
Não menosprezando os desafios do pai, mas as evidências comprovam que é um desafio acrescido para as mães. Por tudo o que envolve física e emocionalmente e por toda a exigência que existe na sociedade atual em torno do papel da mulher na sociedade e a autoexigência que cada mulher faz a si mesma.
Por vezes pode ser desgastante, muitas vezes frustrante... querer chegar a tudo e fazer tudo o que é esperado de si enquanto mãe, mulher, esposa, amiga, funcionária... a quantidade de tarefas e compromissos chega a ser interminável e humanamente impossível de concretizar.
Mas as mães lutam e não desistem, vestem as suas capas de Supermulheres e enfrentam os seus desafios todos os dias!
Parabéns a todas as mães neste e em todos os dias.
Hoje a prioridade são vocês que tanto merecem!
Tentem ser prioridade e cuidar-se todos os dias para poderem cuidar melhor de quem mais amam!
De uma Mãe e Enfermeira Parteira para quem precisar...💗
Comentários
Enviar um comentário