Hemorroi... quê?

 Hemorroidas e gravidez

Situação bastante comum na gravidez e que provoca muito desconforto. 

O que são hemorroidas?

As hemorroidas são vasos sanguíneos do canal anal (reto e ânus) que se encontram dilatados e salientes podendo inflamar provocando dor e grande desconforto. 

Podem ser internas ou externas conforme se localizem na parte interna do ânus ou ao seu redor na parte externa. Podem existir estes dois tipos em simultâneo na mesma pessoa.

Por vezes, as hemorroidas internas podem exteriorizar-se através do ânus ficando visíveis, a isto chama-se prolapso hemorroidal.

Quando são visíveis externamente as hemorroidas têm um aspeto semelhante uma pequena salsicha inchada, rosada e mole à palpação. Por vezes, pode haver compressão da hemorroida por ação do ânus, o que faz com que haja acumulação e retenção de sangue no seu interior. Isto provoca a criação de coágulos que dão à hemorroida um aspeto de nódulo arroxeado ou preto e duro à palpação. A esta situação dá-se o nome de trombose hemorroidária.

Porquê na gravidez?

De facto, na gravidez (principalmente a partir do 2.º trimestre) e após o parto podem surgir hemorroidas ou agravarem-se, se já existirem previamente. 

Existem várias causas para isto acontecer em particular nesta altura da vida. Os principais fatores e comportamentos que contribuem para isso são:

👎Maior volume de sangue em circulação devido ao estado de gravidez
👎Aumento da pressão exercida nos vasos que se situam abaixo do útero com o crescimento e aumento de peso do bebé, o que provoca aumento de pressão nos vasos do reto/ânus e dificuldade de retorno venoso 
👎Obstipação
👎Realizar demasiado esforço ao evacuar
👎Episódios recorrentes de diarreia
👎Obesidade
👎Sedentarismo
👎Permanecer na posição sentada ou de pé por longos períodos de tempo
👎Hábitos alimentares prejudiciais
👎Hereditariedade (predisposição para hemorroidal)

No entanto, e felizmente nem todas as grávidas sofrem deste desconforto.

Quais os sintomas?

Deve estar atenta a possíveis sinais de estar a desenvolver doença hemorroidária e procurar observação do médico assistente de forma a não deixar a situação evoluir e poder complicar. 

Os sintomas mais habituais são:

👉Comichão ao redor do ânus
👉Perda de sangue vivo nas fezes ou quando se limpa
👉Dor ao evacuar
👉Sensação de não ter evacuado tudo
👉Libertação de muco pelo ânus
👉Hemorroidas visíveis externamente

Como prevenir?

É difícil prevenir o surgimento desta situação, mas é possível adotar certas práticas e hábitos de vida saudáveis que podem ajudar a prevenir a recorrência e agravamento dos sintomas.

👍Alimentação rica em fibras, para regularizar o trânsito intestinal e diminuir o esforço ao evacuar. Aumentar a ingestão de alimentos como frutas, legumes e cerais integrais.
👍Ingerir muita água, pelo menos 2 l por dia.
👍Evitar roupa muito apertada
👍Atividade/exercício físico regular
👍Evitar estar muitas horas de pé ou sentada
👍Evacuar sempre que sentir vontade, não contrariar a necessidade de evacuar.

Como aliviar o desconforto?

Se apresentar sintomas de doença hemorroidária existem várias medidas naturais de alívio dos desconfortos que pode recorrer, nomeadamente: 

👌Higiene local com água morna e sabão neutro, em vez de utilizar papel higiénico para não irritar ainda mais a pele da zona.
👌Banhos de assento no bidé ou numa bacia, mergulhando a zona em água morna durante cerca de 15-20 minutos, sempre que necessário. À água morna pode adicionar algumas ervas medicinais com propriedades anti inflamatórias como hamamélis, camomila ou arnica. Após realizar o banho de assento deve ter o cuidado de secar bem a zona com uma toalha turca ou secador de cabelo.
👌Evitar alimentos picantes
👌Alternância de temperatura com aplicação de água morna seguido de água fria, para ajudar na circulação
👌Aplicação local de gelo protegido (para evitar lesões) durante períodos de 10 minutos
👌Acupuntura

Existem também algumas medidas terapêuticas que o médico assistente poderá indicar e que podem ser utilizadas em conjunto com as medidas naturais, nomeadamente:

👉Terapêutica oral prescrita

👉Pomadas específicas de aplicação local com propriedades anti inflamatórias e anestésicas

Na maior parte dos casos, após o parto e deixando de existir os fatores que provocaram o aparecimento deste desconforto, nomeadamente os relacionados com a gravidez, e havendo um funcionamento regular do intestino, a situação tende a melhorar podendo regredir totalmente. 

Em alguns casos podem manter-se queixas persistentes ou permanência de hemorroidas exteriorizadas. Nestes casos pode ser necessário recorrer ao tratamento através de correção cirúrgica ou de outras técnicas invasivas, dependendo do grau e localização da hemorroida.

De uma Mãe e Enfermeira Parteira para quem precisar...💗

Comentários